Você sabia que agosto é o mês do aleitamento materno?
Conhecido como agosto dourado, este mês foi escolhida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para promover o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida do bebê, se estendendo até os dois anos ou mais. O fato da cor escolhida ser o dourado, se refere ao padrão ouro de qualidade do leite materno.
Muitos não sabem, mas o aleitamento materno é uma questão de saúde pública. Por isso, o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) em conjunto com seus profissionais, têm como função mobilizar a sociedade para incentivar e garantir o direito à amamentação, de modo a proporcionar as condições ideias para que as mães possam amamentar pelo tempo necessário.
O leite materno é o alimento mais importante para a saúde e desenvolvimento dos bebês. É através dele que o corpo se desenvolve e é fortalecido, para que as mais variadas doenças sejam prevenidas, reduzindo até o índice de mortalidade infantil.
Além disso, o leite materno também garante à criança que ela cresça com menos riscos de hipertensão, diabetes e colesterol alto, por exemplo. Ajuda também na saúde nos dentes e no desenvolvimento da musculatura facial do bebê.
O aleitamento também traz muitos benefícios para a mãe. Além de aumentar o vínculo afetivo, diminui o risco de câncer de mama e ajuda no pós-parto, já que o útero se contrai e volta ao tamanho normal mais rapidamente.
A mãe não pode acreditar em promessas de alimentos que tentam parecer melhores do que o leite materno. Somente em casos específicos a mulher não pode amamentar. Na dúvida, consulte um profissional de saúde habilitado.
Fonte: https://www.gov.br/anvisa
Entre em contato conosco e agende a sua consulta
(31) 3771–2151
(31) 98659–6228
R. Paulo Frontin 607 – Centro, Sete Lagoas - MG